Nos países em desenvolvimento, os homens são atraídos por mulheres que têm muita gordura, enquanto o padrão de atratividade nos países desenvolvidos é cada vez mais esbelto.
A lógica subjacente a tais mudanças sistemáticas parece clara. Nas sociedades em que é difícil comer o suficiente, ter acumulado gordura corporal ajuda as mulheres a superar os desafios energéticos da gravidez e da amamentação. Nos países desenvolvidos, há um excesso de alimentos e as mulheres que são esbeltas são percebidas como mais competentes profissionalmente e são mais propensas a ter sucesso nas carreiras (1).
Nas sociedades modernas, assim como as mulheres perdem peso e desestimulam a curvacidade corporal, os homens destroem seus cabelos faciais e sintonizam esse sinal sexual.
As barbas são mais populares nas sociedades conservadoras onde há pouco sexo pré-marital. Isso sugere que os homens se afetem de modo a projetar honestidade e transparência em sociedades onde o sexo pré-conjugal é comum e onde as mulheres podem ser seduzidas e abandonadas (1).
Quaisquer que sejam as razões subjacentes, os homens são mais atraídos por mulheres gordas em algumas sociedades e mulheres esbeltas em outros. Da mesma forma, as mulheres preferem homens barbudos em alguns lugares e horários e barbeados nos outros.
Social Plugin